Os ambientes gráficos atuais, ergonomia e sentidos
O ambiente gráfico é a parte do sistema operacional que permite ao utilizador interagir com o sistema operativo. Os computadores necessitam de melhores capacidades de modo a conseguirem suportar a qualidade dos ambientes gráficos.

Para a criação de um ambiente gráfico credível e realista são necessárias técnicas como o rendering e o mapeamento de texturas. O processo de rendering consiste na transformação de informação gráfica em informação de imagens bidimensionais ou tridimensionais. Por outro lado, o mapeamento é a criação de texturas e materiais de modo a criar um ambiente virtual o mais próximo possível da realidade. Depois de um mapa de texturas ser desenhado, sofre o processo de rendering, ou seja, estão inteiramente interligados.
Os dispositivos estão cada vez mais adaptados aos seus utilizadores e às funções que desempenham devido aos estudos realizados pela ergonomia. Esta tornou a interação entre os utilizadores e os ambientes gráficos mais realista e imersiva e menos problemática a nível da saúde.